domingo, 7 de março de 2010

Tédio

Desde sempre gostei de textos reflexivos, aqueles que de alguma forma mexem com o ego e nos deixam pensativos. Daí a minha profunda admiração por autores e filósofos, e natural que seja a ânsia em conseguir imitá-los. Por vezes fico curioso se meus textos realmente prestam e se teria algum futuro como autor. Acho, porém, que esta curiosidade jamais será satisfeita, pelo menos enquanto mantiver a opção de mantê-los em segredo. Faço-o porquê há um certo preconceito. Escrever ou ler textos do tipo 'é coisa de mulher ou de gay'; prefiro, então, manter-me no anonimato. Mas por hora desabafar escrevendo é mais do que suficiente.

Na maior parte das vezes a inspiração vem como conseqüência de um momento de nostalgia ou de uma tristeza sem motivo aparente. E hoje não foi diferente. Início de período, mais um sábado sozinho em casa. O celular que não toca, o recado que não é respondido; enfim, mais uma vez esquecido. O dia torna-se muito comprido quando se está só, e então a TV, os Seriados e a Internet tornam-se o refúgio (quase) perfeito para não cair no tédio. Porém mesmo quando evito pensamentos depressivos, o simples ato de acessar um site vem mostrar que uma frase pode mudar o humor do dia. E foi em um momento inusitado, pois acessava um site de humor. Uma das 'manchetes' vinha seguida por uma frase de Oscar Wilde. Como o site era humorístico, a frase era dotada de ironia se considerar o contexto. Mas tornando o fato (ou melhor, a frase) isolado, não havia ironia, mas sim um grandioso convite a reflexão. Fiquei meditando a frase, e como conseqüência, mais uma vez não pude evitar o desânimo e o tédio de um final de semana. Até porque considero que esta seja a combinação perfeita para entristecer qualquer um.

Costumo comparar esse sentimento de desânimo e tristeza depressiva a um monstro. Embora adormecido, este monstro tem um sono vulnerável, e pode acordar a qualquer momento. Uma vez despertado, demora a pegar no sono novamente, e pode causar muitos danos, como por exemplo, o desinteresse pela própria vida. E não há palavra que conforte nessas horas. Não resta nada a fazer, senão esperar por dias melhores. E claro, que o tempo passe.


3 comentários:

  1. Com certeza Cesão, os dias passam e dias melhores sempre vem, assim como dias tristes também voltam....
    adorei seu blog viu?
    beeijo
    Fernandinha

    ResponderExcluir
  2. Se tem uma coisa que eu aprendi é que temos que parar de pensar no que os outros podem achar e fazer o que temos vontade...

    E vc escreve bem sim, ta?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. pensa nisso de vez em quando:
    "...por pensar demais decidi nao pensar mais.. dessa vez."

    nem sempre a vida lhe da o q vc espera (mas na maioria das vezes ela da! rs)

    ResponderExcluir